Registros de automóveis novos sobem 13,3% em junho na Europa

433

São Paulo – Os registros de novos automóveis de passageiros na União Europeia (UE), Reino Unido e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) aumentaram 13,3% em junho com relação ao ano anterior, para 1,282 milhões, no quarto mês seguido de altas. Os dados são da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

Apenas na UE, os registros de automóveis de passageiros aumentaram em 10,4% em junho em base anual, para 1,048 milhão, uma taxa mais modesta do que nos meses anteriores. Em maio, houve alta anual de 53,4%, e em abril de 218,6%, mostram os dados.

Olhando para os principais mercados de automóveis da UE, a Alemanha apresentou o maior ganho com um aumento de 24,5%, seguido por Espanha (+ 17,1%) e Itália (+ 12,6%). Já na França, as vendas de automóveis de passageiros contraíram (-14,7%) em junho.

Ao longo do primeiro semestre de 2021, a demanda da UE por carros novos cresceu 25,2%, chegando a quase 5,4 milhões de unidades registradas no total. No entanto, isso ainda está 1,5 milhão de unidades abaixo do volume pré-pandemia de covid-19 registrado nos primeiros seis meses de 2019.

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis representa os 15 principais fabricantes de automóveis, vans, caminhões e ônibus baseados na Europa: BMW, CNH Industrial, DAF Trucks, Daimler, Ferrari, Ford, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Renault, Stellantis, Toyota, Volkswagen, Volvo Cars e Grupo Volvo.