Renner e Klabin encabeçam empresas brasileiras no Índice Dow Jones de Sustentabilidade

1635

São Paulo, SP – O Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World) da S&P Globals é um dos mais importantes índices de sustentabilidade no mundo, que avalia as melhores práticas de gestão social, ambiental e econômica.

Na página oficial do ranking (spglobal.com/esg/csa/yearbook), é possível encontrar mais de 700 empresas dos mais diversos setores selecionados pela S&P Globals. Neste ano, 19 empresas brasileiras foram incluídas em diferentes categorias.

Na categoria principal (Golden Class) aparecem Kablin e Lojas Renner. Elas estão acompanhadas de empresas como Banco Bilbao Vizcaya (Espanha), Cisco Systems (EUA), Unilever (Reino Unido), UPM (Finlândia), Siemens (Alemanha), Allianz (Alemanha) e LG (Coreia do Sul).

Na categoria Silver Class, o Brasil tem três representantes, todos do setor bancário (Bradesco, Banco do Brasil e Itaú Unibanco). Já na categoria Bronze Class, o país foi lembrado cinco vezes (Itaúsa, Natura&Co Holding, Cemig, Eletrobras e Fleury). Duas companhias figuraram simultaneamente nas categorias S&P Global Industry Movers e Sustainability Yearbook Member (Sul América e Americanas).

Por fim, outras nove empresas brasileiras também figuram na categoria Sustainability Yearbook Member. São elas: Braskem, Boticario, Neoenergia, Suzano, Petrobras, Vibra, Telefônica, TIM, Cielo e Cemig.

BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil informou hoje que foi selecionado novamente para compor o Indice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Valores de Nova York, nas carteiras World e Emerging Markets.

O banco participa da categoria Emerging Markets, ininterruptamente, desde a sua criação em 2013, e está listado na categoria World pela nona vez, desde 2012, tendo sido considerado benchmark mundial, no setor “bancos”, nos temas Influência Política, Medidas de Prevenção ao Crime, Relato Ambiental, Relato Social, Inclusão Financeira e Gestão do Relacionamento com o cliente.

O índice é revisado anualmente, abrange as maiores empresas do mundo por valor de mercado baseado no free float e tem por objetivo avaliar e levar aos investidores as melhores opções de investimento em empresas que adotam boas práticas de sustentabilidade.

“A listagem do Banco do Brasil no DJSI é mais um reconhecimento do mercado internacional à sua atuação em sustentabilidade e à iniciativa em incorporar o tema na estratégia corporativa, gerando valor para os acionistas no longo prazo por meio de uma gestão de riscos e oportunidades associados aos fatores econômicos, ambientais e sociais”, destacou o comunicado.

KLABIN

A Klabin informou hoje que sua participação na carteira do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), foi renovada na edição 2022/2023 na categoria World Index. A companhia integra pelo terceiro ano consecutivo o índice nesta categoria. “Este reconhecimento reflete o compromisso da Klabin com o meio ambiente, cuidado com as pessoas e eficiência na utilização de recursos naturais. Ao compor o índice, a companhia confirma o seu propósito de contribuir para a construção de uma economia sustentável, priorizando a prosperidade do planeta e a criação de valor compartilhado”, detalhou o comunicado divulgado pela companhia.

CEMIG

A CEMIG disse que faz parte do DJSI World há 23 anos consecutivos desde a sua criação em 1999. “A Cemig permanece como a única empresa do setor elétrico fora da Europa a fazer parte do índice. Em sua edição 2022/2023, figura entre as 8 das 66 empresas avaliadas do setor no mundo”, divulgou a companhia em comunicado. O DJSI World é um índice composto por ações das maiores empresas do mundo que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo seu desempenho em sustentabilidade e a sua adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas no médio e longo prazo.

As empresas foram avaliadas por meio de um questionário e informações públicas. A seleção foi conduzida pela S&P Dow Jones Indices (S&P DJI), instituição especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços relacionados a investimentos sustentáveis, sendo todo o processo auditado pela Deloitte. “Permanecer no Indice Dow Jones de Sustentabilidade por 23 anos consecutivos reitera a determinação da Cemig em prosseguir com práticas sustentáveis no seu relacionamento com empregados e fornecedores, criando valor para os seus acionistas e contribuindo para o bem-estar da sociedade”

Com Camila Brunelli / Agência CMA.

Edição: Cynara Escobar / Agência CMA.