São Paulo – A economia norte-americana deve ser reaberta entre maio e junho e sua recuperação deve acontecer entre julho e setembro, segundo o secretário do Tesouro do Estados Unidos, Steven Mnuchin, que atribui essa retomada aos trilhões em ajuda oferecida pelo governo.
“Acho que, quando começarmos a reabrir a economia em maio e junho, você verá a economia realmente se recuperar em julho, agosto e setembro”, disse ontem em entrevista para a Fox Business Mnuchin.
“E estamos colocando uma quantidade sem precedentes de alívio fiscal na economia. Você está vendo trilhões de dólares que estão entrando na economia e acho que isso terá um impacto significativo”, acrescentou.
Questionado sobre as projeções do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) sobre um baixo PIB e alto desemprego, bem como uma previsão do Goldman Sachs de que o impacto global global será quatro vezes pior que o colapso econômico de 2008, Mnuchin se manteve otimista.
“Todos esses modelos são baseados em pressupostos de saúde, com a rapidez com que reabrimos, então veremos”, disse ele, lembrando da oferta de liquidez via programas como o Paycheck Protection Program (PPP, que apoia a folha de pagamento das empresas), benefícios de desemprego aprimorados e pagamentos diretos aos norte-americanos.
“Quando as empresas começarem a abrir, você verá o lado da demanda da economia se recuperar”, afirmou.
Quando perguntado sobre quanto tempo durará a nova parcela de US$ 310 bilhões do PPP, Mnuchin disse: “Na verdade, espero que o dinheiro acabe rapidamente, para que chegue ao bolso dos trabalhadores. E vamos garantir que esses recursos sejam distribuídos de maneira justa”.