Rishi Sunak foi eleito o novo primeiro-ministro do Reino Unido e líder do partido Conservador, depois que a líder da Câmara dos Comuns, Penny Mordaunt, desistiu da disputa. A posse será nesta semana, mas ainda não há uma data definida.
Sunak era o favorito para vencer a eleição entre os membros do Partido depois da renúncia de Liz Truss, que ficou apenas 45 dias no cargo. Boris Johnson, que era primeiro-ministro até julho, quando anunciou sua renúncia, chegou a mencionar que concorreria ao cargo, mas também desistiu.
Quando Liz Truss assumiu como primeira-ministra, ela lançou um plano de recuperação econômica que incluía cortes de impostos de 45 milhões de libras (US$ 50,80 bilhões), que foi duramente criticado. Os mercados responderam de forma negativa, e a libra sofreu uma das suas maiores desvalorizações. Ela voltou atrás no plano, mas ainda assim os membros do partido e o mercado ficaram receosos. Ela chegou a dizer que ficaria no cargo, mas anunciou sua renúncia no dia 20 de outubro.
Sunak foi ministro das Finanças no mandato de Boris Johnson, e ele havia concorrido com Liz Truss para o cargo, mas perdeu as eleições. Ele é o primeiro britânico de ascendência asiática a se tornar primeiro-ministro – seus pais são indianos.
Ele estudou economia no Lincoln College, em Oxford, e fez seu curso de MBA na Universidade de Stansford, nos Estados Unidos, onde conheceu sua esposa, Akshata Murty, filha de Narayana Murthy, empresário indiano bilionário que fundou a Infosys.