São Paulo – O presidente da unidade de Boston do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Eric Rosengren, anunciou que está deixando seu cargo na quinta-feira, aposentando-se nove meses antes do planejado, alegando problemas de saúde.
Em seu anúncio, que chega semanas depois da revelação de que ele negociou ações na bolsa norte-americana em 2020, Rosengren disse que está em uma lista de transplante de rim desde junho de 2020.
Rosengren, de 64 anos, está no Fed de Boston desde 1985 e é presidente desde julho de 2007. Ele planejava se aposentar em junho do ano que vem.
“Foi uma honra servir ao Fed, em um trabalho onde se pode estar constantemente empenhado na busca do bem-estar econômico e financeiro do país e do nosso estado”, disse ele em um comunicado. “Sei que meus colegas vão aproveitar o progresso que fizemos e continuarão fazendo a diferença para o público que atendemos.”
O Fed tem sido criticado nas últimas semanas após revelações de que vários de seus funcionários possuíam e negociavam ações individuais, um conflito potencial com o papel do Fed nos mercados financeiros.
Rosengren e o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, foram os mais proeminentes na controvérsia e, posteriormente, ambos prometeram vender todas as suas ações individuais. O Fed se comprometeu a endurecer suas regras sobre quais ativos seus funcionários podem possuir.
Não houve menção ao assunto no comunicado que anunciava a aposentadoria. A declaração observou que Rosengren “espera melhorar sua condição de saúde e, eventualmente, ser capaz de explorar áreas de interesse profissional no futuro”.
O presidente do Fed, Jerome Powell, elogiou o trabalho de Rosengren no Fed, que também incluiu o gerenciamento do Programa de Empréstimos da Main Street implementado durante a pandemia de covid-19.
“Eric se destacou várias vezes durante mais de três décadas de serviço público”, disse Powell em um comunicado. “Além de suas percepções sobre a política monetária, Eric focou incansavelmente na melhor forma de garantir a estabilidade do sistema financeiro. Meus colegas e eu vamos sentir falta dele.”
Kenneth C. Montgomery atuará como presidente interino da unidade de Boston. Um comitê de busca determinará o sucessor permanente, embora o comunicado anunciando a aposentadoria de Rosengren indique que os preparativos já estavam em andamento para uma mudança na liderança, uma vez que ele teria enfrentado a aposentadoria compulsória no próximo ano.