RS prepara privatização de geradora, cias de saneamento e de gás

490

São Paulo – Após privatizar a Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-T), com a venda de 66,08% do capital social total da empresa em leilão nesta manhã, o estado do Rio Grande do Sul prepara outras privatizações e vendas de ativos, caso agora da transmissora de energia do estado e das companhias de gás e saneamento. O governador Eduardo Leite ainda destacou que estão preparando um leilão de rodovias e de parques.

“Estamos em processo de autorização na Assembleia Legislativa para a venda da Corsan [Companhia Riograndense de Saneamento], mandamos nessa semana mesmo o projeto que pede autorização. Ainda estamos em processo de definição, mas projetamos venda de 70% do controle acionário, continuando os restantes 30% com o estado. A expectativa é fazer a oferta de ações no primeiro bimestre do ano que vem”, afirmou.

Já em relação à Sulgás, a companhia de gás do estado, o edital deve ser lançado em breve e a expectativa é que o leilão seja realizado ainda este ano, em outubro.

A geradora de energia do estado também tem leilão previsto para ocorrer ainda este ano, depois que a parte de transmissão foi vendida hoje para CPFL, por R$ 2,670 bilhões, e que Equatorial levou a parte de distribuição (CEEE-D) em março por R$ 100 mil.