Rumo atualiza projeção de investimento da ferrovia do MT

127

São Paulo, SP – A Rumo divulgou a atualização da projeção de investimentos para a primeira fase da Ferrovia do Mato Grosso (FMT), que tem previsão de operação do novo
terminal em 2026 com 10mmton de capacidade anual, tendo a opcionalidade de acrescentar novos módulos futuramente. O custo deve ficar entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4,3 bilhões

“O terminal de transbordo dessa primeira etapa da FMT será localizado na BR 070, próximo a MT 130, com o objetivo de otimizar a movimentação de carga por meio da malha rodoviária existente e das melhorias de infraestrutura em curso na região. A distância ferroviária entre o novo terminal e o Terminal de Rondonopólis será de aproximadamente 160km. O retorno estimado para o investimento permanece atrativo e em linha com o esperado pela Rumo para esse projeto. A projeção de investimentos constante deste Fato Relevante substitui integralmente as estimativas apresentadas no Fato Relevante de 3 de novembro de 2022”, explicou a companhia.

Segundo o comunicado, a atualização da projeção considera a inclusão dos investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões para construção do novo terminal, que não estava incluído na projeção anterior; a exclusão dos investimentos já desembolsados até junho 2024, a atualização das premissas de construção, e premissas macroeconômicas de reconhecida s consultorias terceiras.

A Ferrovia do Mato Grosso é um projeto transformacional para a Rumo e para a infraestrutura brasileira. Em conjunto com os demais investimentos em implementação no sistema ferroviário e no Porto de Santos, o projeto levará os benefícios da ferrovia para cada vez mais clientes e um volume maior de carga, promovendo uma logística segura, eficiente e de baixo carbono que impulsione o agronegócio brasileiro.