Rumo vende 80% de sua participação em terminais do Porto de Santos

694

São Paulo, SP  – A Rumo informou na sexta-feira (15) que fechou um contrato de compra e venda de ações por meio do qual obrigou-se a alienar 80% da sua participação acionária na sua controlada Elevações Portuárias (Epsa), que opera e controla os terminais T16 e T19 no Porto de Santos (SP), à Corredor Logística e Infraestrutura Sul (CLI SUL), empresa integralmente detida pela Corredor Logistica e Infraestrutura (CLI).

No comunicado, a Rumo disse que a operação está em linha com a estratégia de formação de parcerias de longo prazo e de foco na logística ferroviária e na execução dos projetos estratégicos de expansão. O preço a ser pago pela CLI à Rumo será de R$ 1,4 bilhão.

O negócio será viabilizado por meio de um aumento de capital na CLI pelo fundo australiano Macquarie Infrastructure Partners V (Macquarie), que por sua vez passará a compartilhar o controle da CLI com os atuais acionistas, o fundo IG4 Capital Investimentos.

A nota afirma que os documentos que tratam da referida compra e venda da Epsa preveem condições em que a empresa se compromete a cumprir com os atuais contratos vigentes, sem acarretar alterações aos clientes do terminal.

“O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para este tipo de operação, incluindo a necessidade de aprovação prévia pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)”, conclui o comunicado.