Drones russos atacaram um porto na região de Odesa, na Ucrânia, ontem (3), e deixou duas pessoas feridas. O ataque aconteceu um dia antes do encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na cidade russa de Sochi, na qual será discutida a volta da Rússia ao chamado acordo de grãos.
De acordo com a força aérea da Ucrânia, 25 drones Shahed, de fabricação iraniana, foram disparadas contra o alvo, sendo que 22 deles foram abatidos pela defesa ucraniana.
O acordo de grãos foi assinado em julho de 2022, para garantir a circulação de navios civis pelo mar Negro e regularizar o transporte dos grãos da Ucrânia, mas ele não foi renovado pela Rússia, alegando que suas exportações de alimentos e fertilizantes enfrentaram obstáculos.
Hoje (4), o presidente Putin disse a Erdogan que a Rússia está aberta a discussões sobre o acordo de grãos do Mar Negro, um acordo que ajudou a levar os grãos da Ucrânia ao mercado e, assim, aliviar uma crise alimentar global.
Eu sei que você pretende levantar a questão do acordo de grãos, disse Putin a Erdogan. “Estamos abertos a negociações sobre esta questão.”
Todos estão esperando pelo que sairá da nossa reunião de hoje, disse Erdogan. Acredito que a mensagem na conferência de imprensa após a reunião será um passo importante para todo o mundo, especialmente para os países africanos.