Rússia pede que EUA definam posição sobre fim do conflito na Ucrânia

32

A Rússia afirmou que os Estados Unidos precisam formular uma política clara sobre como encerrar o conflito na Ucrânia, para que Moscou possa basear sua própria posição em ações concretas dos EUA. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, destacou que, embora Washington tenha feito várias declarações sobre o tema, ainda não há clareza sobre quais passos os EUA pretendem tomar para mediar um acordo de paz. “Tudo dependerá das ações concretas e dos planos da nova administração americana”, disse Zakharova em entrevista coletiva em Moscou.

Zakharova ressaltou que, no momento, há muitas palavras e declarações, mas falta clareza sobre as medidas que os EUA estão dispostos a adotar. Por isso, ela considerou prematuro discutir perspectivas de negociações ou qualquer avanço nesse contexto. A Rússia aguarda que os EUA definam sua política para, então, Moscou ajustar sua própria postura com base nas ações concretas de Washington.

Enquanto isso, fontes indicam que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e seu enviado especial para Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg, estão trabalhando em um plano para intermediar um acordo de paz na Ucrânia. No entanto, os detalhes completos desse plano ainda não foram divulgados. A RIA, agência de notícias estatal russa, citou um alto legislador dizendo que os preparativos para uma possível reunião entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, estão em estágio avançado, embora os dois líderes não tenham se falado desde a posse de Trump.