São Paulo – O senador Bernie Sanders passou a liderar com ampla vantagem a disputa para ser o candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa realizada pela “NBC News” e pelo “The Wall Street Journal”.
Sanders ficou em primeiro lugar, com 25% das intenções de voto, taxa inalterada em relação ao levantamento anterior, de janeiro. O ex-vice-presidente do país, Joe Biden, ficou em segundo lugar, com 15%, uma queda de 11 pontos percentuais (pp) ante a pesquisa do mês passado.
O ex-prefeito de Nova York, Mike Bloomberg, ficou empatado em terceiro lugar com a senadora Elizabeth Warren, ambos com 14% das intenções de voto. Bloomberg avançou 5 pp e Warren caiu 1 pp na comparação com o levantamento de janeiro. O ex-prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, teve 13%, alta de 6 pp.
A pesquisa entrevistou 900 eleitores registrados, entre os dias 14 e 17 de fevereiro e teve uma margem de erro de mais ou menos 3,27 pp. A margem de erro para os 426 entrevistados votantes de primárias democratas foi de mais ou menos 4,75 pp.
Os dados mostram ainda que o atual presidente do país, Donald Trump, perderia nas eleições para os principais pré-candidatos democratas. Ele obteria 44% dos votos contra Biden, que teria 52%; 46% contra Sanders, que teria 50%; e 46% contra Bloomberg, que teria 50%.
Além disso, 47% dos entrevistados aprovam o trabalho de Trump na presidência, enquanto 51% desaprovam. Sobre a forma com que lida com a economia norte-americana, a aprovação do presidente é de 53%, e a desaprovação é de 38%.