São Paulo – As ações do Santander recuam hoje com investidores embolsando lucros depois que o balanço do terceiro trimestre confirmou expectativas positivas, que já fizeram os papéis terem fortes altas nos últimos pregões. O BTG Pactual, por exemplo, destacou o crescimento da rentabilidade medida pelo retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), ajudada pelas menores provisões para devedores duvidosos (PDD).
Às 13h10 (horário de Brasília), as ações do banco (SANB11) tinham queda de 3,06%, a R$ 33,84, ficando entre as maiores perdas do Ibovespa no momento.
“O setor bancário tem mostrado desempenho superior globalmente esse mês, com nomes brasileiros acelerando após lucros mais fortes vistos nos bancos nos Estados Unidos e com as ações do Santander mostrando um rali de alta de 25%, mais do que os seus pares, antecipando o terceiro trimestre”, disseram os analistas do BTG em relatório, lembrando que os papéis também estavam baratos.
Segundo os analistas, o lucro líquido de R$ 3,8 bilhões atingido no período, por exemplo, foi 56% acima do que projetaram e 27% acima do consenso do mercado.
A avaliação é que o cenário também melhorou para os bancos brasileiros nos últimos meses, com o governo tomando medidas para a redução dos custos trabalhistas e do pagamento de salários, além de agir para ajudar pessoas físicas e micro e pequenos empresários com o auxílio emergencial, em um cenário de manutenção de juros baixos. “As expectativas do PIB subiram e recente teste de estresse do Banco Central indica um cenário muito menos assustador”, afirmaram.
Por outro lado, afirmam que ainda há desafios e que e receita líquida de juros (NII) caiu por questões estruturais. As receitas de tarifas, principalmente no Brasil, onde os bancos historicamente eram muito fortes, é outra linha de negócios que está sob pressão, reflexo de mudanças como o PIX.
“As ações estavam baratas e vemos a recente alta como justificada, mas não ficaríamos surpresos em ver investidores embolsando lucros”, concluíram.
Danielle Fonseca / Agência CMA