Se faltar liquidez, haverá mais intervenções no câmbio, diz Campos Neto

700

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – O Banco Central (BC) pode intervir novamente no mercado de câmbio caso perceba que falta liquidez em qualquer uma das frentes de negociação de moedas, afirmou o presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

“Hoje tivemos movimento bastante atípico, câmbio descolou com gap de liquidez. Entendemos que câmbio não estava funcional e fizemos duas intervenções exatamente na linha do que tenho dito”, afirmou o presidente do BC ontem, em evento promovido pelo Correio Braziliense.

Na terça-feira, o dólar comercial fechou em alta de 0,61% no mercado à vista, cotado a R$ 4,2410 para venda, e renovou a máxima histórica de fechamento pelo segundo pregão seguido.

A alta, segundo analistas, foi motivada por declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o atual contexto econômico enseja uma taxa de câmbio mais alta do que em ocasiões anteriores.

O patamar recorde levou o Banco Central (BC) a intervir no mercado em dois momentos, com a realização de operações pela manhã e pela tarde com a venda de dólares no mercado à vista ofertando lotes mínimos de US$ 1,0 bilhão em cada operação.