São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro disse que se as vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca chegarem ao Brasil hoje à noite, elas serão distribuídas amanhã. Ele, no entanto, não confirmou a informação de que as vacinas estão a caminho e disse ter sido informado disso pela imprensa.
“A imprensa internacional falou que hoje à noite chega avião com 2 milhões de doses da AstraZeneca a Guarulhos”, disse Bolsonaro a jornalistas. Questionado se ele tinha tratado da chegada da vacina com as autoridades da India, país onde as doses foram produzidas e que até então não entregou o imunizante ao Brasil, Bolsonaro disse que “obviamente conversa com autoridades”, mas que não poderia divulgar o que foi discutido.
Bolsonaro também negou ser contrário às vacinas e disse que a partir do momento em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso das substâncias, ainda que em caráter emergencial, “não tenho mais o que discutir”.
Ele ressaltou, no entanto, que continuará defendendo a não obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19. “O que eu tenho observado é que ainda tem muita gente que tem preocupação com vacina. E deixo bem claro: ela é emergencial. Ela tem que ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovado cientificamente”, disse o presidente, embora a própria Anvisa tenha certificado que as vacinas são eficazes o suficiente para serem administradas.
Sobre isso, Bolsonaro disse que “pelo o que tudo indica, segundo a Anvisa, [a vacinação] vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil.”