Secretária do Tesouro dos EUA admite erro em classificar inflação como transitória em 2021

1960

São Paulo – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que estava errada quando disse no ano passado que a inflação representava apenas um pequeno risco e não era provável que fosse um problema.

Yellen fez os comentários ontem numa entrevista à CNN, após ser confrontada com vídeos de 2021 em que a secretária classificava o risco de inflação como “pequeno” e “gerenciável”, alegando que ela não antecipou que a alta de preços persistiria.

As autoridades federais dos Estados Unidos chamaram a inflação de “transitória” no passado, mas desde então, a inflação atingiu níveis não vistos nos últimos 40 anos, com o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e o governo enfrentando problemas para derrubá-la.

“Acho que eu estava errada na época sobre o caminho que a inflação tomaria”, disse Yellen. “Como mencionei, houve choques e imprevistos grandes na economia que impulsionaram os preços de energia e alimentos, e gargalos de oferta que afetaram muito nossa economia que eu não entendia completamente. Mas nós reconhecemos isso agora”, completou.

“O Fed está tomando as medidas que precisa tomar”, acrescentou. “Cabe a eles decidir o que fazer. E, de nossa parte, o presidente Biden está focado em complementar o que o Fed faz com ações que podemos tomar para reduzir os custos que os americanos enfrentam para gastos importantes que eles têm em seus orçamentos”.

Yellen ainda disse que a inflação parece estar se estabilizando, mas alertou que a guerra da Rússia contra a Ucrânia ainda pode ter alguns efeitos voláteis sobre os Estados Unidos e a economia global.