Secretária do Tesouro dos EUA diz que economia está ‘saudável’

787

São Paulo – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, seguiu os comentários do presidente Joe Biden e afirmou que apesar de a economia estar desacelerando e enfrentar “desafios crescentes”, ela ainda está saudável em muitas medidas.

Os comentários de Yellen vieram horas depois que o governo informou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos encolheu pelo segundo trimestre consecutivo, caindo 0,9% entre abril e junho.

“Precisamos ver uma desaceleração do crescimento. Estamos vendo isso”, disse ela, acrescentado que alguma desaceleração na economia é necessária para ajudar a combater a maior inflação em quase 41 anos.

Yellen também afirmou que o novo pacote de gastos do governo Biden ajudaria a reduzir a inflação a longo prazo, mas quando perguntado o quanto, ela disse aos repórteres, disse não ter “estimativas numéricas “.

Mais cedo, Biden anunciou na Casa Branca uma lei que investiria mais de US$ 400 bilhões em 10 anos, a serem totalmente pagos por meio de brechas fiscais sobre os americanos e taxações sobre as corporações mais ricas. A previsão é de que o projeto seja analisado no Senado na próxima semana.