Por Carolina Gama
São Paulo – O Senado norte-americano aprovou uma lei de gastos de curto prazo horas antes de a autorização atual expirar, enviando a medida para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os deputados haviam dado luz verde para o projeto na terça-feira.
Com a aprovação, o Congresso norte-americano garantiu o financiamento das atividades do governo até 20 de dezembro. A nova lei de curto prazo concede aumento de 3,1% para militares, destina recursos para a realização do censo decenal e amplia o financiamento para vários programas de assistência médica.
A medida foi aprovada antes de deputados e senadores deixarem Washington para um recesso até depois do feriado de Ação de Graças, comemorado no dia 28. Na volta, eles terão três semanas para chegar a um compromisso sobre uma questão polêmica: alocar dinheiro para a construção de um muro ao longo da fronteira sul entre os Estados Unidos e México.
A última paralisação parcial das atividades do governo norte-americano, que começou em 22 de dezembro do ano passado e durou um recorde de 35 dias, começou quando Trump e o Congresso controlado na época pelo Partido Republicano não conseguiram chegar a um acordo sobre o financiamento nas fronteiras.