São Paulo – Em levantamento sobre as maiores altas e quedas no mês de maio entre as ações da carteira do índice Ibovespa, a consultoria Elos Ayta. O setor de proteínas se destacou entre as ações mais valorizadas no mês de maio, com três empresas do segmento entre as dez maiores altas: JBS (JBSS3): +23,04%; Marfrig (MRFG3): +19,37%; BRF (BRFS3): +10,07%. Em contrapartida, algumas ações sofreram significativas quedas em maio: IRB Brasil (IRBR3): -25,71% Petz (PETZ3): -20,34%; Yduqs (YDUQ3): -15,89%.
Além do setor de proteínas, os setores de energia elétrica e serviços médico-hospitalares também se destacaram positivamente, com duas ações cada entre as maiores valorizações, aponta o levantamento.
Já entre as baixas do índice, os setores de exploração, refino e distribuição, e educação, tiveram duas ações cada entre as dez maiores quedas da carteira do Ibovespa.
“O mês de maio apresentou uma dinâmica variada no Ibovespa, com o setor de proteínas mostrando forte valorização, enquanto ações de setores específicos como o de exploração e educação enfrentaram maiores desafios. As variações destacam a importância da análise setorial e da diversificação na gestão de portfólios de investimentos”, comenta a Elos Ayta.