São Paulo – De acordo com a S&P Global, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de Serviços de julho caiu a 50,2 pontos em julho após ter registrado 53,3 pontos em junho. A queda evidencia aumentos mais fracos em novos negócios e atividades de serviço. O indicador, contudo, segue acima da linha divisória de 50 pontos, o que sugere crescimento econômico.
Para a diretora associada de economia da S&P Pollyanna de Lima, “os dados do PMI de serviços do Brasil mostraram um cenário um tanto preocupante, especialmente porque o setor estava sendo essencial para manter a economia como um todo em modo de expansão nos últimos meses. A demanda fraca por serviços diminuiu significativamente o crescimento da atividade, uma tendência que, se mantida, poderia pesar sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre”.
“Combinados com os resultados anteriores do PMI publicados para o setor industrial, os dados destacaram alguns elementos positivos e negativos. A atividade econômica no setor privado retornou à contração em meio à quase estagnação de novos pedidos, enquanto as pressões sobre os preços diminuíram consideravelmente”, conclui.