São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 167 mil vagas de trabalho em julho, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 1,0 milhão de vagas. O número de vagas criadas em junho foi revisado para cima, de 2,369 milhões para 4,314 milhões.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 63 mil vagas em julho. As médias (de 50 a 499 empregados) fecharam 25 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 129 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 1 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 166 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 10 mil vagas em julho, as empresas de extração e mineração fecharam 1 mil postos de trabalho e o setor de construção encerrou 8 mil posições.
“A recuperação do mercado de trabalho desacelerou no mês de julho”, disse Ahu Yildirmaz, vice-presidente e codiretor do Instituto de Pesquisa ADP. “Vimos a desaceleração impactar empresas de todos os tamanhos e setores”, completou.