São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 455 mil vagas de trabalho em março, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 450 mil vagas. O número de vagas criadas em fevereiro foi revisado para cima, de 475 mil para 486 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, abriram 90 mil vagas em março. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 188 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 177 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 79 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 377 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 54 mil vagas em março, as empresas de extração e mineração abriram 9 mil postos de trabalho e o setor de construção criou 15 mil posições.
“O crescimento do emprego foi amplo em todos os setores em março, contribuindo para os quase 1,5 milhão de empregos criados no primeiro trimestre de 2022”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP.
“As empresas estão contratando, especificamente entre os prestadores de serviços que tiveram mais terreno para compensar devido às perdas iniciais da pandemia. No entanto, uma oferta restrita de mão de obra continua sendo um obstáculo para o crescimento contínuo nas indústrias voltadas para o consumidor”, conclui.