São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos criou 475 mil vagas de trabalho em fevereiro, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers.
Analistas esperavam a criação de 400 mil vagas. A leitura revisada mostrou crescimento de 509 mil, uma revisão da divulgação feita no mês anterior que mostrava o fechamento de 301 mil vagas.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, fecharam 96 mil vagas em agosto. As médias (de 50 a 499 empregados) geraram 18 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 552 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – abriu 57 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços criou 417 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 30 mil vagas em fevereiro, as empresas de extração e mineração abriram 2 mil postos de trabalho e o setor de construção criou 26 mil posições.
“A contratação continua robusta, mas limitada pela redução da oferta de mão de obra pós-pandemia. No mês passado, grandes empresas mostraram que estão bem preparadas para competir com salários mais altos e ofertas de benefícios, e publicaram a leitura mais forte desde os primeiros dias da recuperação da pandemia”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP.
“As pequenas empresas perderam terreno à medida que continuam lutando para acompanhar os salários e benefícios necessários para atrair um grupo limitado de trabalhadores qualificados.”