São Paulo – O setor privado dos Estados Unidos fechou 27 mil vagas de trabalho em março, excluindo o setor rural, de acordo com relatório publicado pela Automatic Data Processing (ADP) e pela Macroeconomic Advisers. Analistas esperavam o fechamento de 150 mil vagas. O número de vagas criadas em fevereiro foi revisado para baixo, de 183 mil para 179 mil.
Os dados indicam que as pequenas empresas, que têm menos de 50 funcionários, fecharam 90 mil vagas em março. As médias (de 50 a 499 empregados) abriram 7 mil vagas e as grandes, que contam com 500 trabalhadores ou mais, criaram 56 mil vagas.
Na divisão por setores, a indústria – que inclui manufatura, construção e mineração – fechou 9 mil postos de trabalho, enquanto o setor de serviços fechou 18 mil. Entre os segmentos industriais, as manufaturas criaram 6 mil vagas em março, as empresas de extração e mineração abriram 1 mil postos de trabalho e o setor de construção fechou 16 mil posições.
“É importante observar que o Relatório Nacional de Emprego da ADP se baseia no número total de registros da folha de pagamento dos funcionários que estavam ativos em uma empresa até o dia 12 do mês. Este é o mesmo período que o Bureau of Labor and Statistics usa para a pesquisa “, disse Ahu Yildirmaz, codiretor do ADP Research Institute.
“Como tal, o NER de março não reflete completamente o impacto mais recente do COVID-19 na situação de emprego, incluindo reivindicações de desemprego relatadas em 26 de março de 2020”, concluiu.