“Sim, ela pode”, diz Obama sobre Kamala durante Convenção Democrata

247

São Paulo – O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursou nesta terça-feira (20) durante o segundo dia da Convenção Nacional Democrata, em Chicago. Em seu discurso, ele retomou o icônico slogan de sua campanha de 2008 para demonstrar apoio a Kamala Harris, declarando: “Sim, ela pode!”

Obama criticou a possível reeleição de Donald Trump, destacando que os estadunidenses já viveram essa experiência e sabem que “a sequência geralmente é pior”. “A América está pronta para um novo capítulo. A América está pronta para uma história melhor. Estamos prontos para uma presidente Kamala Harris”, afirmou.

O ex-presidente ressaltou a necessidade de unidade em um país polarizado, que se prepara para uma disputa acirrada entre Harris, de 59 anos, e o republicano Donald Trump, de 78 anos.

“Estamos falando de um bilionário de 78 anos que não para de se queixar desde que desceu aquela escada rolante dourada há nove anos. Suas lamúrias só aumentaram, especialmente agora que ele teme perder para Kamala”, afirmou Obama.

Ele advertiu que o país atravessa um momento delicado, ressaltando que a eleição de 5 de novembro se trata de “restaurar o que [Abraham] Lincoln, em plena guerra civil, chamou de ‘nossos laços de afeto'”.

Obama também fez uma homenagem ao atual presidente Joe Biden, que foi seu vice-presidente e recentemente desistiu da corrida à reeleição, cercado por críticas relacionadas à sua idade avançada. “Precisávamos de um líder firme, capaz de unir as pessoas e altruísta o suficiente para fazer o mais raro dos atos na política: colocar sua própria ambição de lado pelo bem do país.”

Antes de Barack Obama, a ex-primeira-dama Michelle Obama discursou, destacando: “América, a esperança está voltando”, em referência à campanha presidencial de 2008. Ela alertou que Trump tentará distorcer a imagem de Harris, assim como fez em 2016, buscando incutir medo nos eleitores.

“Seu mundo limitado o faz sentir-se ameaçado pela existência de duas pessoas trabalhadoras, altamente educadas e bem-sucedidas que também são negras,” declarou Michelle, sob aplausos.