Sondagem industrial recua e vai a 48,5 pontos em outubro

749

São Paulo – A Sondagem Industrial, foi a 48,5 pontos em outubro, uma queda na comparação com o mês anterior (49,0 pontos), de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador também caiu na comparação com o mês anterior, indo de 51,4 pontos para 49,6 pontos, interrompendo uma série de cinco altas consecutivas. Em mais de dois anos, é o primeiro registro de queda na expectativa do emprego industrial e exportações para os próximos seis meses.

A intenção de investimento foi a 53,5 pontos, um recuo de 3,9 pontos. Já o índice de estoque efetivo foi a 52,4 pontos na passagem de setembro. Acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador sugere crescimento econômico.

Para o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, “essa evolução dos estoques, de acúmulo bem acima do planejado pelos empresários, acende um sinal de atenção. A demanda ficou inferior à produção, mesmo com a queda da atividade, sugerindo frustração dos empresários com a demanda, o que já contaminou as expectativas”.

Para a realização da pesquisa foram consultadas 1.757 empresas, sendo 703 de pequeno, 615 médio e 439 de grandes portes, entre os dias 1 e 10 de novembro.