São Paulo – A Suzano celebrou nesta segunda-feira um contrato de compra de participação societária (equity purchase agreement) com a Kimberly-Clark para a aquisição da totalidade das quotas detidas pela KC Brasil em uma nova sociedade que será titular dos ativos referentes ao negócio de fabricação, marketing, distribuição e/ou venda no país de produtos de tissue (papéis de higiene),
A Kimberly-Clark Worldwide (KC) será garantidora da operação, que contempla os produtos de tissue, incluem papel higiênico, toalhas de papel, guardanapos, lenços, bem como outros produtos de papel, incluindo a propriedade sobre a marca Neve. As demais marcas globais utilizadas atualmente pela KC Brasil serão licenciadas para a companhia por prazo determinado.
O principal ativo contemplado na operação refere-se a uma fábrica de produção de tissue, localizada no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, com capacidade anual de produção de aproximadamente 130 mil toneladas.
“A operação está alinhada à estratégia de longo prazo da Suzano de avançar nos elos da cadeia, como é de amplo conhecimento público, representando complementariedade geográfica e ganhos de sinergia com seu atual negócio de bens de consumo (tissue)”, disse a Suzano.
A companhia informa que a operação não possui materialidade à sua alavancagem financeira e/ou endividamento.
A conclusão da Operação está sujeita à verificação de condições precedentes comumente praticadas pelo mercado nesse tipo de transação, incluindo a aprovação da Operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e à conclusão da reorganização societária da KC Brasil para a criação e contribuição dos ativos referentes ao negócio de tissue na Sociedade Alvo.
A Operação não depende da aprovação de Assembleia Geral de Acionistas da Companhia, uma vez que não atinge os parâmetros estabelecidos no artigo 256 da Lei das Sociedades por Ações.
COMPLEMENTARIDADE
A Suzano destacou que a união do negócio de Tissue da Kimberly-Clark no Brasil com a operação de bens de consumo da Suzano apresenta complementariedade de categorias de produtos e de geografia. A Suzano atua sobretudo nos mercados de papel higiênico, toalhas de papel e guardanapo. Já a linha de produtos da Kimberly-Clark conta com papéis higiênicos, guardanapos, lenços umedecidos, lenços de papel e wipes secos. As linhas de fraldas infantis e adultas e absorventes femininos não foram incluídas na negociação.
A operação está alinhada a uma das avenidas estratégicas da Suzano, que consiste em avançarmos nos elos de nossa cadeia. A complementariedade de categorias de produtos e de geografia nos permitirá melhorar ainda mais o serviço prestado para diferentes clientes e oferecer um portfólio mais completo aos consumidores de todo o Brasil, afirma o diretor executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano, Luís Bueno.
A Suzano possui sólida presença nas regiões Norte e Nordeste, enquanto a Kimberly-Clark opera principalmente na região Sudeste. O mercado nacional de papel higiênico conta com a participação de mais de 50 players, entre empresas nacionais e internacionais.
A Suzano ingressou no mercado de bens de consumo em 2017, ano em que concluiu a construção de duas fábricas de Tissue, em Mucuri (BA) e em Imperatriz (MA). No mesmo ano, anunciou a compra da Facepa, empresa que operava unidades em Belém (PA) e Maracanaú (CE). O mais recente investimento da Suzano nesse setor ocorreu em 2021, quando a companhia concluiu a construção de uma fábrica em Cachoeiro de Itapemirim (ES).