São Paulo – A Telefônica Brasil iniciou hoje, por meio de sua marca Vivo, a ativação de sua rede 5G na faixa de 3,5GHz em Brasília, de acordo com o cronograma e diretrizes do Gaispi, grupo responsável pela liberação de uso desta frequência, e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A empresa informou que começa por Brasília e que já está pronta para ativar nas demais capitais, assim que o espectro for liberado em cada uma delas. Essa nova faixa aumenta a potência e a cobertura do 5G da Vivo, que já conta com a rede de quinta geração na frequência de 2,3GHz na cidade.
“A Vivo foi a empresa que mais arrematou frequências no leilão do último ano. Foram três nacionais na faixa de 26 GHz, quatro regionais na 2,3 GHz que já vem sendo ativada em algumas capitais desde o final do ano passado e dois blocos nacionais na 3,5 GHz. Além disso, a Vivo conta com um dos maiores backbones do país, um diferencial para conexão das antenas 5G que devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade. Toda essa infraestrutura permitirá que a rede da Vivo tenha velocidades similares ao tráfego registrado em acessos fixos de fibra”, disse a Vivo, em nota.
Segundo o comunicado da operadora, a rede 5G vai acelerar as evoluções tecnológicas necessárias para a criação dos recursos mais avançados em serviços digitais e proporcionará uma experiência mais veloz, confiável e com menor latência, fazendo com que tudo aconteça em tempo real.
Na indústria, além da ultravelocidade na transmissão de dados, possibilitará maior quantidade de dispositivos conectados simultaneamente e amplia o uso para o desenvolvimento de soluções que exijam baixa latência, como aplicações para a saúde, robotização de produção, automação no agronegócio e transportes autônomos.