Telefônica Brasil soma lucro líquido contábil de R$ 1,6 bi no 4º tri, alta anual de 42,1%

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São Paulo – A Telefônica Brasil apresentou um lucro líquido contábil de R$ 1,601 bilhão no quarto trimestre de 2023, alta de 42,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, beneficiado pela sólida evolução anual do Ebit, de 14%. Em todo o exercício do ano passado, o lucro líquido contábil da companhia dona da Vivo alcançou R$ 5,029 bilhões, um crescimento anual de 23,1%.

A receita operacional líquida da empresa somou R$ 13,535 bilhões no 4T23, alta de 6,9% na comparação anual. impulsionada, principalmente, pela receita de serviço móvel. A receita fixa continua em tendência positiva (+3,5% a/a), com destaque para as receitas de FTTH (+16,5% a/a) e de Dados Corporativos, TIC e Outros (+9,9% a/a).

No ano, o indicador totalizou R$ 52,100 bilhões, 8,4% acima da receita operacional líquida apurada em 2022.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 5,752 bilhões, alta de 9,9% na base anual. A margem ebitda do último trimestre foi de 42,5%, 1,1 ponto percentual acima do 4T22. A companhia atribuiu o desempenho ao avanço das receitas core e do controle de custos (+4,8% a/a) no trimestre.

No acumulado do ano, o ebitda da companhia subiu 10,6% ante 2022, para R$ 21,318 bilhões, com avanço de 0,8 pp na margem, para 40,9%.

No 4T23, a receita Core (total de receitas excluindo voz fixa, xDSLe DTH) avançou 8,7%, incluindo receita Móvel, que cresceu 8,4% na comparação anual, e receita core fixa, que aumentou 9,5% no trimestre. Já a receita não-core (voz fixa, xDSLe DTH) diminuiu 16,1% em relação ao 4T22.

CUSTO OPERACIONAL

Os Custos Operacionais Recorrentes da Companhia, excluindo gastos com Depreciação e Amortização, subiram 4,8% quando comparados ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 7,783 bilhões no quarto trimestre.

MÓVEL

O total de acessos atingiu 113 milhões no trimestre, representando um aumento de 0,6% frente ao mesmo período de 2022. Deste total, 99 milhões eram acessos móveis. No segmento pós-pago, a companhia adicionou 1,4 milhão de acessos no 4T23, e a Vivo alcançou 7.101 milhões de acessos entre outubro e dezembro, crescimento de 11,3% na comparação anual. Ao final de 2023, a Vivo totalizava 27.319 milhões de acessos no segmento, 13,1% acima de 2022. O forte desempenho do pós-pago está relacionado ao aumento da base de clientes, tanto por migrações do pré-pago, como pela aquisição de novos clientes, e aos reajustes anuais de preço. No trimestre, o pós-pago (ex-M2M) atingiu o menor nível de churn da história, 0,97% ao mês, e o maior valor de ARPU dos últimos 4 anos, R$ 51,3 (+8,1%a/a).

O market share total da Vivo atingiu 38,7%. O ARPU móvel cresceu 7,8% no quarto trimestre de 2023, para R$ 29,1 por mês.

INVESTIMENTOS

Os investimentos da Telefônica Brasil realizados no 4T23 alcançaram R$ 2,295 bilhões, queda anual de 7,8%, o que representa 17,0% da receita operacional líquida do trimestre, uma redução de -2,7 pp na comparação anual. Segundo a companhia, os recursos foram direcionados ao reforço da rede móvel, com destaque para a cobertura do 5G em 173 municípios, que representam 47% da população brasileira, além do investimento na ampliação da rede de fibra.

Em 2023, os investimentos somaram R$ 8,960 bilhões, 6,0% abaixo de 2022, em linha com a projeção da companhia de investir até R$ 9 bilhões no referido exercício, excluindo licenças e arrendamentos (IFRS16).