A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, no painel “Enfrentando grandes choques sistêmicos: como promover a estabilidade?” no encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) que acontece de 9 a 14 de outubro em Marrakech, Marrocos, disse que a estabilidade na cotação dos preços deve ser levada a sério.
“Temos que ter estabilidade de preços, senão ninguém vai investir”, disse. Outro ponto que ela citou foi a mudança climática, que deve ser abraçada pelos países para enfrentar os desafios que ela traz para a humanidade. “As instituições nacionais devem abraçar a causa da mudança climática”.
Michael Zaoui, fundador da Zaoui & Co., e ex-vice-presidente do banco Morgan Stanley, disse que as crises financeiras fazem parte do capitalismo. “As crises financeiras não são novas, elas são a natureza do capitalismo e vão ocorrer novamente”.
A diretora geral do FMI, Kristalina Georgieva, comentou que a economia mundial vem crescendo pouco e de forma lenta. “A economia está crescendo lentamente e não há previsões de melhora”. Para que esse período de dificuldades seja superado, segundo ela, é necessário que “precisamos uns dos outros mais do que nunca”.
Ao comentar sobre uma solução que possa abarcar os problemas de forma geral, Lagarde lembrou das guerras que vem acontecendo recentemente no mundo e disse que “a melhor resposta para os problemas que o mundo enfrenta é a paz”.