Teremos que conviver com o novo coronavírus por longo período, diz Merkel

1015

São Paulo – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que a pandemia do novo coronavírus ainda está no começo e que teremos que conviver com o vírus por um longo tempo, e prometeu contribuições maiores ao orçamento da União Europeia (UE).

“Ninguém gosta de ouvir isso, mas é a verdade: não estamos vivendo o estágio final da pandemia, mas ainda o inicial. Ainda teremos que conviver com este vírus por um longo tempo”, disse a chanceler, em discurso ao Parlamento alemão.

“A questão sobre como podemos prevenir que em algum momento o vírus sobrecarregue o nosso sistema de saúde e, consequentemente, custe a vida de um número incontável de pessoas, continuará sendo a questão política central na Alemanha e na Europa por muito tempo”.

A Alemanha começou esta semana reabertura de lojas com área inferior a 800 metros quadrados, livrarias, lojas de automóveis e bicicletas, como parte de um plano de suspensão gradual das medidas de restrição. Ao mesmo tempo, a maioria das regras de confinamento permanece em vigor.

A chanceler também disse vai contribuiu mais com o orçamento do bloco europeu. “No espírito da solidariedade, devemos estar preparados, por um período de tempo limitado, para fazer contribuições bastante diferentes – o que quer dizer, muito maiores – ao orçamento da UE”.

A Alemanha possui 150.773 casos de covid-19, e reportou 5.319 mortes, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.