São Paulo – O Departamento do Tesouro nos Estados Unidos pode ficar sem financiamento para pagar suas contas se o Congresso não elevar o teto da dívida até o dia 18 de outubro, disse a secretária do Tesouro do país, Janet Yellen, em carta enviada a líderes congressistas
“Estimamos agora que o Tesouro provavelmente esgotará suas medidas extraordinárias se o Congresso não tiver agido para aumentar ou suspender o limite da dívida até 18 de outubro. Nesse ponto, esperamos que o Tesouro ficaria com recursos muito limitados que se esgotariam rapidamente. É incerto se poderíamos continuar a cumprir todos os compromissos da nação após essa data”, disse Yellen, na carta.
“Mais uma vez, peço respeitosamente ao Congresso que proteja toda a fé e crédito dos Estados Unidos, agindo o mais rápido possível”, segundo a secretária do Tesouro. Ela já havia alertado em uma carta de 8 de setembro que o caixa do Tesouro e as medidas extraordinárias provavelmente se esgotariam em algum momento durante o mês de outubro.
Ontem, senadores republicanos bloquearam uma proposta de lei dos democratas que financiaria o governo federal e aumentava o teto da dívida dos Estados Unidos, mantendo o impasse político a apenas alguns dias de a administração pública do país ficar sem fundo.
Os democratas do Senado tentaram aprovar uma proposta vinda da Câmara dos Deputados que financiava o governo até 3 de dezembro de 2021 e suspendia o teto da dívida até 16 de dezembro de 2022. O atual financiamento do governo federal termina a 1 de outubro.