São Paulo – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos apresentou um plano de ação para combater as mudanças climáticas baseado em cinco pilares, entre eles, reconstruir programas e recursos estagnados e abordar as vulnerabilidades em nível administrativo e de aplicação de leis.
“O plano de ação climática do Tesouro estabelece como nosso departamento deve começar a mudar a forma como trabalhamos para que, mesmo quando enfrentamos os efeitos crescentes da mudança climática, nossa capacidade de servir ao povo norte-americano não mude”, disse a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen.
O plano também visa garantir uma abordagem com foco no clima para gerenciar a pegada do portfólio de imóveis do Tesouro, permitir que o gerenciamento de aquisições considere as realidades das mudanças climáticas; e fornecer, medir e contabilizar uma abordagem de investimento financeiro apropriada aos objetivos climáticos do departamento.
“A mudança climática não é apenas um espectro no horizonte, um problema para as gerações futuras. É um desafio atual e devemos nos adaptar”, acrescentou Yellen.
Além das áreas prioritárias acima, o Tesouro acompanhará os dados e a ciência da mudança climática para ajustar políticas, programas e atividades para melhorar sua resiliência e adaptação aos riscos e impactos climáticos.
Ao fazer isso, segundo a nota, o Tesouro continua a examinar suas vulnerabilidades, como impactos climáticos violentos em suas instalações, interrupções na cadeia de fornecimento e indisponibilidade de fornecimento de energia.