TIM soma lucro líquido normalizado de R$ 724 milhões no 3º trimestre, alta de 53%

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São Paulo, 6 de novembro de 2023 – A TIM reportou um lucro líquido normalizado, que engloba atualização monetária sobre crédito fiscal e contingências trabalhistas, fiscais e cíveis, de R$ 724 milhões no terceiro trimestre do ano (3T23), 53,0% acima do registrado no mesmo trimestre de 2022, mantendo o ritmo de expansão que vem apresentando ao longo de 2023. Com isso, o Lucro por Ação (LPA) Normalizado do trimestre alcançou R$ 0,30 frente a R$ 0,20 registrado no 3T22.

O lucro líquido reportado totalizou R$ 716 milhões no mesmo intervalo, alta de 59,9% na comparação com o mesmo período de 2022.

A receita líquida reportada e normalizada totalizou R$ 6 bilhões, crescimento de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Este desempenho foi impulsionado, mais uma vez, pelos resultados positivos nas principais linhas: (i) Receita de Serviço Móvel (+7,7% A/A), devido ao sólido desempenho em todos os segmentos; (ii) Receita de banda larga da TIM UltraFibra (+9,7% A/A); e (iii) Receita de Produtos (+23,5% A/A), que apresentou um forte resultado no comparativo anual devido ao aumento nas vendas e do preço médio de aparelhos, como resultado das campanhas comerciais do Apple One e do Dia dos Pais.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) reportado subiu 12,8% no trimestre, para R$ 2,9 bilhões, na comparação anual, enquanto o normalizado totalizou R$ 3 bilhões no período, alta de 11,6% ante igual período do ano anterior, como resultado da combinação do desempenho positivo da Receita de Serviços e de um contínuo controle de custos. Já a margem ebitda normalizada manteve o patamar histórico registrado no 2T23, permanecendo em 49,7% no 3T23, representando uma evolução de 1,7 p.p. vs. 3T22.

O ARPU (receita média mensal por usuário) móvel foi de R$ 30,2 ao final do trimestre, na comparação anual, alta de 21,1%. O ARPU pré-pago subiu 17,1% no período, para R$ 15,0, enquanto o ARPU pós-pago ex-M2M alcançou R$ 52,9, alta de 24,7% ante igual intervalo do ano anterior.

A base móvel de clientes atingiu 61,254 milhões, queda de 11,0% ante igual período de 2022, com queda de 12,9% em pré-pago e baixa de 8,4% em pós-pago. A base de clientes TIM UltraFibra subiu 11,6% na comparação anual, para 791 mil.

Nos nove meses de 2023, o lucro líquido normalizado expandiu 49,3% na comparação anual, a receita líquida normalizada teve aumento de 12,1% na mesma base, sustentada por dinâmicas similares e pelo incremento de receita vindo dos clientes migrados da Oi durante o processo de aquisição. Nos 9M23, o ebitda normalizado cresceu 16,8% ano contra ano, com uma margem de 48,5% (+2,0 p.p.).