São Paulo, 16 de outubro de 2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje a forma como qualquer ação do governo em prol de políticas sociais é trata por “editoriais de jornais e pelo mercado”. Segundo o presidente, “toda vez que cuidamos de política social, o assunto é tratado como gasto. É inacreditável”.
Na avaliação do presidente, que participou da cerimônia em homenagem ao Dia da Alimentação, esse é um problema que sempre repercute no mercado e nos jornais como gasto e não investimento. “Essa é uma doutrina de palavras criada para nos induzir a erros. Iniciativas para saúde, educação e pequena agricultura é sempre tratado como gasto”, lamentou o presidente, citando o Programa Pé de Meia como um dos exemplos recentes.
Para Lula, acabar com a fome no Brasil e no mundo não deve ser “motivo de orgulho, mas uma obrigação moral”, afirmou, acrescentando que “ninguém gosta de ser pobre e passar fome”.
O presidente participou, no Palácio do Planalto, de cerimônia de assinatura do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar Alimento no Prato (Planaab) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O evento é relacionado ao Dia Mundial da Alimentação. Ambos os planos impactam na produção sustentável e distribuição de alimentos mais saudáveis à população, especialmente para as pessoas que mais precisam.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA