Trudeau dissolve parlamento e convoca eleições para 20 de setembro

622

São Paulo – O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou ontem a dissolução do parlamento e a convocação de eleições antecipadas para o dia 20 de setembro.

“Há alguns minutos, conversei com a governadora geral [Mary Simon] e ela aceitou meu pedido de dissolução do parlamento. Os canadenses, portanto, irão às urnas em 20 de setembro”, disse Trudeau ontem em uma coletiva de imprensa.

O Canadá viveu sob o turbilhão de ameaças eleitorais por quase um ano, com o país à beira de uma convocação às urnas em várias ocasiões, começando com as discussões acaloradas sobre o plano de recuperação da covid-19 elaborado por Trudeau em setembro passado.

Os liberais de Trudeau detêm uma liderança nacional de 12%, de acordo com alguns dos últimos números das pesquisas. As projeções sugerem que a posição atual de Trudeau nas pesquisas seria o suficiente para que ele recuperasse o mandato da maioria que perdeu na última eleição.

Segundo o premiê canadense, as prioridades da eleição de outubro de 2019 foram alteradas pela pandemia em curso.

“O governo e, de fato, o parlamento precisam de uma oportunidade de obter um mandato dos canadenses e este é um momento em que vamos tomar decisões que durarão não apenas nos próximos meses, mas nas próximas décadas”, afirmou Trudeau.