Por Júlio Viana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres que ele pode não precisar abrir as reservas estratégicas de petróleo dos EUA após a interrupção do mercado de petróleo causada por ataques de drones às instalações de petróleo sauditas. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.
“Eu não acredito que preciso, mas se quisermos usar reservas estratégicas de petróleo, eu as abriria”, disse Trump, de acordo com um relatório da imprensa da Casa Branca, quando perguntado se ele havia decidido liberar a commodity das reservas de petróleo dos EUA.
Os ataques contra as instalações de petróleo sauditas derrubaram 5,7 milhões de barris de produção diária de petróleo, representando 50% da produção da Arábia Saudita e cerca de 5% da oferta global.
No sábado, um porta-voz do Departamento de Energia disse que os Estados Unidos estavam prontos para implantar recursos das Reservas Estratégicas de Petróleo (SPRO) para compensar possíveis interrupções no mercado de petróleo. O funcionário disse ainda que o secretário de Energia Rick Perry orientou o departamento a trabalhar com a Agência Internacional de Energia em opções de ação global coletiva.
O SRO mantém 630 milhões de barris mantidos exatamente para esse fim, disse uma autoridade do Departamento de Energia no fim de semana.