São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o fechamento temporário da fronteira do país com o Canadá, em meio aos esforços para conter a propagação do novo coronavírus. Mais de 5 mil pessoas estão infectadas em quase todos os estados norte-americanos.
“Nós vamos, por consenso mútuo, fechar temporariamente nossa fronteira Norte com o Canadá para tráfego não essencial. Comércio não será afetado”, disse Trump, em uma publicação no Twitter.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou o fechamento das fronteiras externas do país, com exceção aos cidadãos norte-americanos, como uma forma de impedir o aumento de casos de coronavírus no país.
Trump já havia anunciado na semana passada a suspensão de todos os voos vindos de países da Europa por 30 dias, a partir do dia 13 de março, para conter a propagação do Covid-19. A medida excluía o Reino Unido e a Irlanda, mas os dois países foram acrescentados neste final de semana.
Ontem, os chefes de estado e de governo europeus concordaram em fechar as fronteiras externas da União Europeia (UE) e suspender viagens por um período inicial de 30 dias, para conter a disseminação da pandemia.