São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, apresentou seu plano para a reabertura da economia dos Estados Unidos, que deve acontecer em três fases e, segundo ele, priorizará a saúde da população.
“Os Estados Unidos devem ter menos mortes do que as previsões mais otimistas indicavam, por isso, estamos prontos para uma nova fase, a da reabertura”, disse Trump em coletiva na Casa Branca.
De acordo com ele, ainda não há prazo para a implementação do plano de reabertura e cada estado norte-americano poderá determinar quando começar o processo diante da evolução dos casos da doença na região.
“O governo federal está apresentando as diretrizes para de reabertura, a decisão de iniciar o processo está nas mãos de cada governador”, disse Trump.
Em defesa da reabertura, o presidente norte-americano afirmou que o fechamento de todo o país não é uma solução sustentável em longo prazo.
“A reabertura da economia acontecerá de maneira responsável e em fases, respeitando as recomendações dos especialistas”, afirmou Trump, acrescentando que apresentou o plano aos governadores norte-americanos.
“Alguns estados vão poder ser reabertos antes de outros, tudo dependerá da evolução da disseminação do novo coronavírus na região”, acrescentou.
Neste sentido, Trump encorajou os governadores a trabalharem em conjunto para garantir medidas de segurança e impedir o ressurgimento de casos no país.
Ele disse que se alguns especialistas estiverem corretos e a doença voltar com o processo de reabertura da economia, seu governo está preparado para agir rapidamente para sufocar o contágio.
O PLANO DE REABERTURA
De acordo com relatos da imprensa no início do dia, a primeira fase do plano elimina certas restrições, como abertura de academias e retomada tratamentos médicos eletivos, entre eles cirurgias, mas com o incentivo contínuo das quarentenas para todos os indivíduos vulneráveis.
A segunda fase permite a reabertura de escolas, entre outras medidas de relaxamento. A fase três torna possível o retorno irrestrito dos locais de trabalho.
“As pessoas que apresentarem sintomas ou se sentirem mal, devem continuar em casa, mantendo o distanciamento social”, disse Trump.