Trump considera reduzir voos domésticos nos EUA por covid-19

737

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o governo está considerando suspender voos domésticos para conter a disseminação do novo coronavírus, após estimar no dia anterior que as mortes por covid-19 podem chegar a 240 mil no país.

Em coletiva de imprensa ontem na Casa Branca, ao ser questionado sobre a imposição de restrições temporárias a viagens aéreas entre cidades com grandes índices de contaminação, como Nova York, Detroit e Nova Orleans, Trump disse: “Estamos pensando em fazer isso”, acrescentando tratar-se de uma decisão “muito difícil”.

“Certamente estamos olhando pra isso, mas fazendo isso você está realmente reprimindo um setor que está desesperadamente necessitado”, disse o presidente. Ao ser questionado sobre cálculo entre manter o setor aéreo funcionando e espalhar o vírus, Trump disse: “Esse é um cálculo que estamos analisando agora”.

Um dia antes, Trump disse que os Estados Unidos enfrentarão as duas piores semanas desde que o primeiro caso do novo coronavírus foi registrado no país, em 21 de janeiro, estimando que o número de mortes pode ficar entre 100 mil e 240 mil, em um cenário com distanciamento social.

“Serão duas semanas muito duras para os norte-americanos, precisamos estar preparados. Só depois começaremos a ver as coisas melhorarem por aqui”, afirmou Trump, em coletiva de imprensa na terça-feira.