Por Cristiana Euclydes
São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não leva à sério os pedidos por um impeachment e criticou o pré-candidato democrata à presidência, Joe Biden, ao chegar de surpresa em uma conferência sobre o clima na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Ao ser questionado por repórteres sobre quão a sério está levando as conversas sobre o impeachment, Trump disse: “De modo nenhum. Eu tive uma conversa telefônica perfeita com o presidente da Ucrânia, todos sabem disso, é apenas uma caça às bruxas dos democratas, lá vamos nós outra vez”.
Ontem, Trump confirmou que conversou sobre Biden e seu filho, Hunter Biden, em um telefonema em julho com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Agências de notícias reportaram que um funcionário da inteligência norte-americana denunciou Trump por pressionar Zelensky a investigar Hunter Biden, que trabalha para uma empresa de gás ucraniana.
As acusações contra Trump levaram democratas a pedirem a abertura de um processo de pelo impeachment. Aos repórteres, Trump disse que “o que Biden fez foi uma desgraça. O que seu filho fez foi uma desgraça.” Trump acusa os dois de envolvimento em casos de corrupção, sem apresentar provas.
A presença de Trump na reunião da ONU sobre o clima não estava agendada. Na reunião, líderes mundiais discutem formas de cumprir as metas do Acordo de Paris, de 2015. Amanhã, começam as discussões mais amplas como parte da Assembleia Geral da ONU.