Por Carolina Gama
São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, tentou amenizar o impacto das notícias de hoje que indicaram que as negociações comerciais com a China estariam travadas pela falta de consenso sobre a compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Segundo ele, as negociações com Pequim estão avançando rapidamente.
“As negociações com a China estão avançando rapidamente, vamos ver o que acontece, mas os chineses querem muito um acordo comercial com os Estados Unidos”, disse Trump durante uma entrevista coletiva com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na Casa Branca.
Mais cedo, fontes ouvidas pela agência Dow Jones afirmaram que as conversações comerciais entre os Estados Unidos e a China esbarraram em uma disputa sobre as compras de produtos agrícolas, de acordo com fontes próximas da questão, o que cria mais um obstáculo para Pequim e Washington chegarem ao acordo parcial anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, no mês passado.
Trump disse que a China concordou comprar até US$ 50 bilhões em sementes de soja, carne de porco e outros produtos agrícolas dos Estados Unidos por ano. Mas a China não parece disposta a se comprometer com um valor específico no texto de um possível acordo, segundo as fontes.