São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que tem dúvidas sobre a concretização da segunda fase do acordo comercial com a China neste momento, já que a relação entre Washington e Pequim foi duramente afetada pela pandemia do novo coronavírus.
“A relação com a China foi severamente prejudicada e, por isso, a segunda fase do acordo comercial não deve sair neste momento”, afirmou Trump a repórteres ao chegar na Flórida. “Tenho outras coisas em mente neste momento”, acrescentou ele, referindo-se à campanha presidencial.
A relação entre Estados Unidos e China piorou depois que Trump e outros membros do governo norte-americano passaram a responsabilizar Pequim pela falta de controle do novo coronavírus, que foi detectado inicialmente na cidade chinesa de Wuhan e se transformou em pandemia.
A tensão entre as duas maiores economias do mundo se agravou depois que a China adotou uma nova lei de segurança nacional para Hong Kong, despertando críticas e sanções por parte dos Estados Unidos, que acusa autoridades chineses de desrespeitarem o acordo fechado com o Reino Unido de “um país, dois sistemas”, minando a autonomia do território.
Em 15 de janeiro, China e Estados Unidos assinaram a primeira fase do acordo comercial atualmente em vigor e que, entre outros pontos, determina que Pequim compre bilhões de dólares a mais em produtos norte-americanos, especialmente agrícolas, além de proteger a propriedade intelectual.