São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram ao telefone sobre o novo coronavírus, e medidas que podem ser desenvolvidas em conjunto para evitar a disseminação do surto, com base na experiência chinesa.
“Acabei de terminar uma conversa muito boa com o presidente Xi da China. Discutimos em detalhes o coronavírus que está devastando grandes partes do nosso planeta. A China passou por muita coisa e desenvolveu um forte entendimento do vírus. Estamos trabalhando juntos. Muito respeito!”, disse Trump, no Twitter.
O presidente chinês, por sua vez, disse estar muito preocupado com o desenvolvimento da epidemia nos Estados Unidos, e que o povo chinês espera sinceramente que os Estados Unidos controlem em breve a propagação da pandemia, de acordo com a mídia estatal chinesa.
Xi ressaltou ainda a importância da cooperação, disse que os departamentos de saúde dos dois países têm mantido contato e que os chineses estão fornecendo suprimentos médicos para os Estados Unidos, reiterando que a China está disposta a fornecer apoio dentro de sua capacidade.
Os Estados Unidos superaram a China pela primeira vez em número de contaminados, somando 82.404 casos e 281 mortes apenas na cidade de Nova York, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. A China possui 81.782 casos e 3.169 mortes apenas na província de Hubei, onde o vírus foi detectado, em dezembro do ano passado.