Trump volta a pressionar Fed a cortar juros e critica Powell

787

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repetiu que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deveria cortar a taxa básica de juros, e criticou o presidente da instituição, Jerome Powell.

“O Fed deve cortar os juros”, disse Trump, em uma mensagem no Twitter, acrescentando que o banco central se precipitou em aumentar os juros e tardou em cortá-los. “E o aperto quantitativo em grandes doses também não ajudou muito. Onde eu encontrei esse cara Jerome? Oh, bem, você não pode vencer todos eles!”, segundo o presidente.

A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) será nos dias 17 e 18 e setembro. Na reunião anterior, de julho, o comitê cortou os juros em 0,25 ponto percentual (pp), para o intervalo entre 2,00% e 2,25%, na primeira redução desde 2008.

Trump faz críticas frequentes ao Fed e a Powell, acusando-os de dificultar a expansão da economia dos Estados Unidos e de prejudicar a competitividade do país ao deixar de cortar ainda mais a taxa básica de juros norte-americana.

Mais tarde, Powell fará um discurso sobre política monetária em um evento em Zurique, em seus últimos comentários públicos antes do início do período de silêncio, que precede as reuniões do Fomc, e começa amanhã.