TST homologa acordo para convocação de ex-trabalhadores da Ansa

220

São Paulo, SP – A Petrobras informou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) homologou hoje o acordo para a convocação de aproximadamente 250 trabalhadores pela Araucária
Nitrogenados S/A (Ansa), subsidiária da Petrobras. O acordo proposto pelo Ministério Público do Trabalho foi homologado pelo TST.

Os profissionais convocados são técnicos de operações especializados no funcionamento da planta industrial e estão em processo admissional conduzido pela Ansa. Eles serão readmitidos como funcionários da subsidiária, sem vínculo empregatício direto com a Petrobras. Esses trabalhadores foram dispensados da fábrica em 2020, quando ela entrou em hibernação. Ainda não há data para a fábrica voltar a operar.

A Petrobras reforça que foram cumpridos os trâmites e procedimentos de governança da companhia na decisão de retomada da Ansa.

Na semana passada, a estatal comunicou que sua Diretoria Executiva aprovou o retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Ansa. A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020.

Serão imediatamente iniciados todos os procedimentos necessários à retomada da fábrica,
incluindo a publicação dos editais para contratação de serviços de manutenção e de materiais críticos. Com a decisão, a Petrobras autoriza também que a Ansa celebre acordo e efetue a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A previsão é que a operação seja reiniciada no segundo semestre de 2025.

Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o
investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras,
conforme plano Estratégico 2024 2028+.

Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR, a ANSA possui capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).