‘Tudo que tiver impacto primário no PL das dívidas dos estados deve ser vetado por Lula’, diz Haddad

30

São Paulo, 9 de janeiro de 2025 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, em entrevista a jornalistas, que, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou uma série de pontos do Projeto de Lei da repactuação da dívida dos estados que não deveriam ser sancionados. “O presidente tem até o dia 13 para avaliar a demanda da equipe econômica”, completou Haddad.

Segundo Haddad, o presidente está ciente das diferenças entre o que foi proposto pela sua equipe e o projeto aprovado no Senado. “Tudo que teria impacto primário vai ser vetado, conforme acordo que havia sido fechado com o Congresso”, garantiu o ministro.

Logo mais, o ministro se reúne novamente com Lula e demais ministros para discutir a presidência brasileira do BRICS. Haddad sugeriu cautela sobre as declarações feitas pelo futuro presidente americano Donald Trump, de que taxaria em 100% os países do bloco caso adotassem uma moeda diferente do dólar em suas transações comerciais.

“Temos que ter muita cautela sobre as declarações. Só vamos nos colocar quando as medidas de Trump foram efetivamente tomadas”, disse, acrescentando que as falar do presidente americano sobre tarifas preocupam, mas que é preciso ter cautela.

Haddad confirmou que os jabutis no PL das Offshores devem ser vetados. “Há grave prejuízo à economia popular”, justificou.