São Paulo – Províncias no nordeste da Turquia estão enfrentando enchentes após chuvas torrenciais e operações de busca e resgate já foram colocadas em andamento, segundo a autoridade de gerenciamento de desastres e emergências do país (Afad).
“Como resultado de chuvas extremas, o distrito de Arhavi, na província de Artvin, foi inundado. O rio Arhavi transbordou, o centro regional e as estradas rurais foram inundadas. O trabalho continua para resgatar nossos cidadãos afetados pelo desastre natural. O distrito de Fındıkli, na província de Rize, enfrentou problema semelhante”, diz a nota.
O presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, visitou a província de Rize e prometeu restaurar a infraestrutura danificada pelas chuvas.
“Um total de 2.850 pessoas estão envolvidas em operações de busca e resgate na área do deslizamento de terra na província de Rize. Todas as estradas na área do desastre foram reabertas ao tráfego. O governo tomará medidas para restaurar a infraestrutura destruída, compensar os danos”, disse via Twitter.
Além da Turquia, enchentes estão devastando países europeus como Alemanha, Holanda e Bélgica. Na Ásia, a China também enfrenta chuvas torrenciais que já provocaram a morte de pelo menos 50 pessoas.