São Paulo – A União Europeia (UE) apresentou suas condições para negociar um acordo comercial com o Reino Unido no pós-Brexit, que incluem tarifas e cotas zero para bens e livre-comércio em serviços, além de verificações de produtos britânicos nas fronteiras.
“Estamos dispostos a oferecer um acordo comercial altamente ambicioso como pilar central desta parceria, incluindo tarifa zero e cota zero sobre todos os bens entrando em nosso mercado comum de 450 milhões pessoas”, disse o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier.
Segundo ele, em coletiva de imprensa, a UE também oferece aos britânicos um acordo amplo de livre-comércio em serviços. “Também procuramos incluir comércio digital, propriedade intelectual e acesso aos nossos respectivos mercados de compras públicas”.
Barnier destacou que o Reino Unido ofereceria concorrência comercial forte às empresas do bloco europeu, mas “competição é normal”. Segundo ele, “temos que garantir que a competição é e permaneça aberta e justa”.
Ele alertou ainda que todos os bens ou serviços que entrarem na UE precisarão cumprir as regras do bloco, e assim as mercadorias do Reino Unido estarão sujeitas a verificações de fronteiras. “Estas são as consequências automáticas e mecânicas das escolhas do Reino Unido. As empresas devem se adaptar agora a essa nova realidade”.
O Reino Unido deixou a UE oficialmente na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, e agora passará por um processo de transição previsto para durar até o final deste ano. Assim, Londres terá 11 meses para negociar um acordo comercial com Bruxelas.