UE aprova plano de 500 bilhões de euros da Alemanha em apoio a empresas

784

São Paulo – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), aprovou os planos da Alemanha de estabelecer um fundo com um orçamento de até 500 bilhões de euros de apoio a empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

O fundo alemão visa a fornecer liquidez e suporte de capital a empresas, fornecendo 400 bilhões de euros em garantias e 100 bilhões de euros investindo em instrumentos de dívida subsidiada na forma de empréstimos subordinados, de recapitalização e de patrimônio.

“O esquema garante que o Estado seja suficientemente remunerado pelo risco que os contribuintes assumem e, no que diz respeito às medidas de recapitalização, que haja incentivos para que o Estado saia o mais rápido possível e que o apoio venha com condições adequadas, incluindo a proibição de dividendos , pagamentos de bônus, bem como medidas adicionais para limitar distorções da concorrência”, disse a vice-presidente executiva da UE, Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência.

Além dos 500 bilhões de euros aprovados hoje pela Comissão, o fundo pode arrecadar até 100 bilhões de euros para refinanciar medidas de auxílio estatal que já foram notificadas e aprovadas pela Comissão, diz o comunicado.

“A Comissão concluiu que a medida alemã contribuirá para gerir o impacto econômico do surto do novo coronavírus na Alemanha”.

O plano alemão vêm enquanto os chefes de Estado e de governo da UE discutem a proposta da Comissão de um plano de recuperação de 750 bilhões de euros, sendo 500 bilhões de euros em subsídios e 250 bilhões de euros em empréstimos para os países mais afetados pela pandemia.