O presidente do Fed Chicago, Austan Goolsbee, em uma entrevista à Bloomberg hoje (3) mais cedo, falou que o payroll de abril foi sólido. “175 mil vagas de trabalho em abril é um payroll muito sólido”, disse ele. “Quanto mais relatórios de empregos como esse tivermos, melhor. Teremos mais conforto para discutir sobre juros”.
Ele falou sobre a inflação, que caiu de forma significativa em 2023, que houve um aumento no começo do ano, mas que a economia não está sobreaquecida. “Houve um solavanco na inflação no início do ano. Quanto mais vemos relatórios de emprego que se parecem com os anteriores à covid, mais confiança há de que a economia não está superaquecendo. O Fed precisa se sentir confortável de que a recente inflação não é um sinal de reaceleração”.
Goolsbee insiste que ainda são necessários mais dados, como o crescimento do PIB, da inflação e do payroll, para falar sobre cortes nos juros, e ele reafirmou que prefere não se comprometer com prognósticos acerca de redução nas taxas. “A política monetária atual já é restritiva. Há muito mais coisas que influenciam a inflação além dos juros”.
Para ele, o que aconteceu no mercado de trabalho este ano precisa ser reajustado com base em estimativas de maior imigração. “Temos alguns ventos contrários, não há dúvida sobre isso. Estamos no longo arco do ano passado, em que vimos a inflação diminuir constantemente, ou em um ambiente diferente? Se permanecermos tão restritivos por muito tempo, definitivamente teremos que pensar no lado do emprego do mandato”.
Por fim, ele falou sobre como está o setor industrial Chicago é uma região com grande concentração de indústrias. “Os contatos comerciais na indústria manufatureira indicam ‘mais do mesmo’ em um ambiente decente. Não ouvimos mais muitos comentários sobre gargalos na cadeia de suprimentos”.